quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Eu, robô.

Nesse momento sao 04:09 horas do dia 12/01/2012 e daqui a 15 horas terei uma prova de Geometria Analítica e após ela, Estatistica Computacional. Hoje estudei praticamente durante toda a tarde ao lado de colegas que estudavam Cálculo I, e é sobre isso que quero comentar.

Durante a resolução de determinados problemas um colega levantou a seguinte questão:  para que estudar isso se na minha carreira os softwares farão por mim?'

A resposta ( no meu pensamento ) foi imediatamente uma piada: "Para que fazer sexo com intuito de ter filhos se existem meios artificiais?", porém se raciocinarmos de modo critico, esse pensamento se torna completamente nocivo no universo do saber, pois se os softwares executarão nossos comandos, os criadores dos softwares serão deuses que conduzirão os softwares, que conduzem os profissionais conduzidos pelas respostas dos softwares, que conduzem a sociedade? Onde esta o poder de criação? Qual a diferença entre um programador de torno CNC para um estatístico,matemático,físico,químico e demais que se limitam a serem executadores profissionais de softwares exclusivos de uma área da ciência?
Ate mesmo o Cristianismo prega a necessidade de sabedoria e conhecimentos como bem aventurancas, que precisam ser procuradas assim como se procura o ouro e a prata (Interpretação, leia mais em Provérbios, nos capítulos 2,3 e 4).
Steve Jobs estudou algo que de nada servia no momento, porém foi esse conhecimento obtido em uma época que de nada servia que o fez um homem milionário e revolucionário, por ter o conhecimento para usar no momento oportuno.
Nada e' descoberto ao acaso, antes de pensar que 'tal coisa não serve para nada', pense em que você poderia aplicar. Desde conceito de vetores em uma mesa de sinuca ate uma probabilidade de bater o dedinho do pe' na quina da parede as 4 horas da manha.

"O copo sempre esta meio cheio, nunca meio vazio."

6 comentários:

  1. Pois é... Faz sentido.Eu aposto que foi o Karel que fez essa pergunta, não foi?

    com relação ao uso do sw... não viajei na idéia de sermos 'deuses'... penso mais que o programa deve ser só pra fazer algo mais rápido e com menos erros.. e não pra fazer algo que eu não saiba. Do contrário sou algo que na última empresa chamamavamos de bolinho de arroz...
    eu nao quero estudar 4 anos pra ser bolinho de arroz.

    ResponderExcluir
  2. hahahah não foi o Karel. Interessante o seu ponto de vista e quando os sw sao vistos da forma que você colocou, e' o caminho ideal. Nos que comandamos os SW e não o contrário, pois se for o contrário, ai haverá sim um grupo superior aos demais.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Flavio

    Certamente esse seu colega é uma pessoa que não tem a mínima ideia do que quer fazer na vida. A única coisa que tem certeza é que não quer ter muito trabalho para fazer. Bem, talvez a minha afirmação é precipitada, mais vale pensar sobre isso.
    O que falta para a maioria das pessoas é direcionamento, acho que essa é a resposta para seu colega. Pois, se ele pensa que aquilo não é importante, é claro que isso é uma auto defesa, com intuito de conformismo, para não dar importância ao estudo em questão.

    Prazer em conhece-lo.

    Felipe

    ResponderExcluir
  4. Oi Felipe,

    Obrigado pela participação. Essa questão de ter ou não muito trabalho, e' algo que nem deveria passar na mente de discentes que buscam o conhecimento constante, mas infelizmente algumas pessoas nem sabem oque fazem na universidade. Você estuda ou tem alguma área específica de atuação profissional?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Estudo Física.

    O que você comentou é realidade de muita gente na Universidade.

    Abraço

    Meu blog >>

    http://cienciaepiadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir